A Secretaria Nacional do Consumidor, por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, apresenta a Trilha Formação em Defesa do Consumidor, que possui como objetivo capacitar os membros do SNDC, bem como toda a sociedade em temas importantes da defesa do consumidor. Você poderá iniciar ou ampliar seus estudos na área da defesa do consumidor da forma que achar melhor. Aqui você traça sua trilha de aprendizagem! Nossos cursos foram desenvolvidos de forma articulada à prática, pois apresentam conceitos teóricos e exemplos práticos relacionados a questões atuais. Ainda estamos trabalhando em alguns cursos para que a Trilha esteja completa. Mas, observe que você já possui um rol de opções que podem ser conhecidas clicando sobre os cursos a seguir.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de Previdência Privada para Consumidores promoverá a aquisição de noções básicas dessa modalidade de previdência para que o contribuinte conheça seus tipos, a importância de planejar o seu futuro e o de sua família a partir de sua aquisição.
Para além disso, serão fornecidos conceitos sobre Previdência Social, passando pelos principais pilares previdenciários no Brasil. O consumidor terá, ainda, a oportunidade de compreender seus direitos, bem como os cuidados que deve observar ao investir em uma Previdência Privada.
Contextualização:
CARGA HORÁRIA
40 horas
PÚBLICO-ALVO
O curso é voltado para público consumidor, ou cidadão em geral.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso Capacitação no Sistema ProConsumidor para fornecedores foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon para capacitar os técnicos das empresas no uso do sistema ProConsumidor.
CONTEXTUALIZAÇÃO
O objetivo Geral do Curso “Capacitação no sistema ProConsumidor para empresas” é capacitar fornecedores para a utilização do Sistema de Atendimento ProConsumidor.
CARGA HORÁRIA
15 horas
PÚBLICO-ALVO
Colaboradores das empresas que utilizam o Sistema de Atendimento ProConsumidor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso Proconsumidor foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon para capacitar os técnicos dos órgãos de defesa do consumidor no sistema de atendimento ProConsumidor.
O conteúdo está estruturado em 6 módulos.
Contextualização:
O objetivo do Geral do Curso Capacitação no sistema ProConsumidor é capacitar e especializar técnicos e agentes dos órgãos de proteção e defesa do consumidor em relação ao Sistema de Atendimento Proconsumidor.
CARGA HORÁRIA
40 horas
PÚBLICO-ALVO
Procons e Defensorias Públicas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).
DISPONIBILIDADE
De 20 a 24 de junho de 2022.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Via Procons Estaduais e Defensorias
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Os serviços financeiros, ainda que complexos, são essenciais para que a população desenvolva as atividades produtivas. Eles facilitam pagamentos, oferecem alternativas para poupança de curto e de longo prazo e permitem que empreendedores realizem os investimentos necessários para iniciar ou ampliar sua capacidade produtiva.
Por serem essenciais e complexos, os serviços financeiros são rigidamente regulados. No Brasil, a competência de regulação é compartilhada entre alguns órgãos federais e as normas podem afetar as relações entre as instituições financeiras e os consumidores, além do que já é prescrito no Código de Defesa do Consumidor.
Tendo em vista as particularidades do setor financeiro, é fundamental que os profissionais responsáveis pelo atendimento ao consumidor tenham à sua disposição a base necessária para compreender o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e seus produtos. A maior clareza do papel do Banco Central e das obrigações das instituições financeiras permitirá o melhor encaminhamento das demandas recebidas.
CARGA HORÁRIA
50 horas
PÚBLICO-ALVO
Consumidores e agentes responsáveis pelo processo de atendimento ao consumidor de produtos e serviços financeiros.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 02: Banco Central do Brasil (BCB)
Módulo 03: Canais de atendimento e soluções de conflitos para o consumidor de serviços financeiros
Módulo 04: Regras gerais quanto à contratação de produtos e serviços financeiros
Módulo 05: Cartão de crédito
O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
01/03/2021 | 29/03/2021 | De 05 de Abril a 24 de Maio de 2021. |
14/06/2021 | 12/07/2021 | De 26 de julho a 13 de setembro de 2021. |
30/08/2021 | 27/09/2021 | De 05 de outubro a 22 de novembro de 2021. |
10/01/2022 | 07/02/2022 | De 15 de fevereiro a 28 de março de 2022. |
08/03/2022 | 04/04/2022 | De 12 de abril a 23 de maio de 2022. |
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 22 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso "É Da Sua Conta" foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon em parceria com o Banco Central. O curso está dividido em duas etapas (básica e complementar). A Etapa Complementar foi estruturada em 4 módulos, a saber:
Contextualização:
Os serviços financeiros, ainda que complexos, são essenciais para que a população desenvolva as atividades produtivas. Eles facilitam pagamentos, oferecem alternativas para poupança de curto e de longo prazo e permitem que empreendedores realizem os investimentos necessários para iniciar ou ampliar sua capacidade produtiva.
Por serem essenciais e complexos, os serviços financeiros são rigidamente regulados. No Brasil, a competência de regulação é compartilhada entre alguns órgãos federais e as normas podem afetar as relações entre as instituições financeiras e os consumidores, além do que já é prescrito no Código de Defesa do Consumidor.
Tendo em vista as particularidades do setor financeiro, é fundamental que os profissionais responsáveis pelo atendimento ao consumidor tenham à sua disposição a base necessária para compreender o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e seus produtos. A maior clareza do papel do Banco Central e das obrigações das instituições financeiras permitirá o melhor encaminhamento das demandas recebidas.
CARGA HORÁRIA
40 horas
PÚBLICO-ALVO
Agentes responsáveis pelo processo de atendimento ao consumidor de produtos e serviços financeiros e consumidores.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 22 de agosto de 2022. |
15/08/2022 | 12/09/2022 | De 20 de setembro a 24 de outubro de 2022. |
16/01/2023 | 13/02/2023 | De 21 de fevereiro a 20 de março de 2023. |
13/02/2023 | 13/03/2023 | De 21 de março a 17 de abril de 2023. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso você compreenderá a proteção e a defesa do consumidor no Brasil, o surgimento da proteção do consumidor no Brasil, a origem e contexto do surgimento do Código de Defesa do Consumidor, a definição do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, o papel da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a importância dos Sistemas de Informação de Defesa do Consumidor para o desenvolvimento estratégico das Políticas, os avanços do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), a importância da atuação conjunta dos órgãos de defesa do consumidor e as Agências Reguladoras para a defesa do consumidor, bem como a contextualização histórica do Procon e sua atuação.
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Sociedade
CARGA HORÁRIA
20 horas
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: A Proteção e a Defesa do Consumidor no Brasil
Módulo 2: Regulação e Consumo
Módulo 3: Sistemas de Informação de Defesa do Consumidor
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
05/07/2022 | 01/08/2022 | De 09 de agosto a 05 de setembro de 2022. |
15/08/2022 | 12/09/2022 | De 20 de setembro a 10 de outubro de 2022. |
11/10/2022 | 14/11/2022 | De 22 de novembro a 12 de dezembro de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso você compreenderá a definição de oferta e publicidade no âmbito das relações de consumo, a identificação dos princípios sobre a oferta e publicidade nas relações de consumo, a distinção entre publicidade enganosa e publicidade abusiva, outras normas, além do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que tratam de publicidade de produtos, e a identificação dos crimes contra as relações de consumo em relação à oferta e publicidade.
O objetivo geral do referido curso é identificar, segundo o CDC, as características da oferta e da publicidade, bem como os direitos dos consumidores envolvidos, inclusive a partir de casos práticos.
CARGA HORÁRIA
20 horas.
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Sociedade
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Oferta de produtos e serviços
Módulo 2: Publicidade de produtos e serviços
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
05/07/2022 | 01/08/2022 | De 09 de agosto a 05 de setembro de 2022. |
15/08/2022 | 12/09/2022 | De 20 de setembro a 10 de outubro de 2022. |
11/10/2022 | 14/11/2022 | De 22 de novembro a 12 de dezembro de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso você compreenderá a Política Nacional das Relações de Consumo e ampliará o conhecimento relacionado aos direitos dos consumidores.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Sociedade
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Relações de Consumo
Módulo 2: Princípios do Código de Defesa do Consumidor – CDC.
Módulo 3: Direitos básicos do Consumidor.
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso, você compreenderá sobre os bancos de dados de proteção ao crédito, informações Positivas e Negativas, registros irregulares e sanções, limites temporais das informações negativas, direito de acesso às informações, cadastro positivo, direitos do cadastrado, nota ou pontuação de crédito (credit scoring), informações sobre fornecedores, Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ProConsumidor, bem como sobre o cadastro de reclamação fundamentada.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
Membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Fornecedores e Consumidores.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Os Bancos de Dados de Proteção ao Crédito
Módulo 2: Cadastro de Consumidores
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
05/07/2022 | 01/08/2022 | De 09 de agosto a 05 de setembro de 2022. |
15/08/2022 | 12/09/2022 | De 20 de setembro a 10 de outubro de 2022. |
11/10/2022 | 14/11/2022 | De 22 de novembro a 12 de dezembro de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
As relações contratuais se apresentam cada dia mais presentes na vida do consumidor brasileiro, desde aspectos simples referentes à rotina (como por exemplo usar serviços telefônicos, bancários ou de acesso a espaços esportivos) ou de algo mais complexo, tal como uma contratação de um serviço vinculado ao trabalho. Pelo contrato ter uma presença significativa nas relações de consumo, é recorrente o acontecimento de abusos que podem prejudicar a vida do consumidor, por razões como essa o objetivo desse curso é apresentar o contrato de adesão nas relações de consumo, indicando os direitos dos consumidores.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Fornecedores e Consumidores.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Contratos
Módulo 2: Cláusulas abusivas
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Este curso foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor e tem por objetivo apresentar os principais conceitos dos crimes contra as relações de consumo, bem como sua legislação pertinente.
CARGA HORÁRIA
40 horas
PÚBLICO-ALVO
Empresas, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Sociedade.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1 – Crimes contra as relações de consumo: conceitos básicos
Módulo 2 – Crimes contra as relações de consumo no CDC
Módulo 3 – Normas específicas sobre crimes contra as relações de consumo
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 22 agoasto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é o primeiro de uma série de três cursos, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.
O objetivo geral do referido Programa é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado aos produtos e aos serviços financeiros, ao orçamento doméstico e ao planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Cidadãos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1:
Módulo 2: Sabendo quanto ganho e quanto gasto.
Módulo 3: A mágica dos juros.
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso 2 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é a continuidade de uma série de três cursos, e dará ao cidadão noções básicas de como as emoções influenciam na nossa relação com o dinheiro, bem como a importância da vontade e disposição para criar novos hábitos e novas atitudes em relação aos gastos que fazemos.
Ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado aos produtos e serviços financeiros, ao orçamento doméstico e ao planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.
CARGA HORÁRIA
20 horas.
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Cidadãos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: As emoções passam, as dívidas ficam.
Módulo 2: Novos hábitos, novas atitudes.
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso 3 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é a continuidade de uma série de três cursos, onde permite conhecer as experiências vivenciadas pelos personagens, em relação aos principais produtos e serviços financeiros utilizados pelos consumidores (conta-corrente, cheque especial, cartão de crédito, crédito direto ao consumidor, empréstimo consignado) e os direitos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. São disponibilizadas informações, inclusive de forma comparativa, para que o consumidor tenha subsídios para exercer o seu direito de escolha a partir dos riscos de cada um desses produtos e serviços financeiros. Por fim, este curso apresenta dicas importantes para seu cotidiano financeiro, como o equacionamento de dívidas, contribuindo para a reflexão acerca do endividamento e de como sair dele.
CARGA HORÁRIA
20 horas.
PÚBLICO-ALVO
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Cidadãos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Conta-corrente e cheque especial
Módulo 2: Cartão de crédito e crédito direto ao consumidor
Módulo 3: Empréstimo consignado e equacionando dívidas
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO GERAL
As atividades dos fornecedores no mercado que podem causar prejuízos ou desrespeitos aos consumidores não se restringem à divulgação de mensagens publicitárias e à assinatura de contratos. Na verdade, são incontáveis as estratégias e métodos adotados pelas empresas para alcançarem seus objetivos de lucro, aumento de vendas e conquista de cada vez maior clientela deixando de lado o respeito e a proteção do consumidor. Este universo de possibilidades foi muito bem compreendido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) sob a nomenclatura de práticas comerciais (que dão nome ao Capítulo V, do Título I, do CDC). Neste curso serão estudadas as regras que o CDC estabelece para identificar as práticas que prejudicam o consumidor.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
Membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e Entidades Civis de Defesa do Consumidor); Empresas participantes do Projeto Capacitação-Inovação em Prol do Consumidor e consumidores.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
3 módulos que apresentam conceitos e exemplos de práticas abusivas.
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso você aprenderá a definição de vício relacionada ao produto e ao serviço. Além disso, conhecerá as garantias e direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, a solidariedade da cadeia produtiva, a diferença entre vício aparente e vício oculto, o critério da vida útil do produto, os prazos para reclamar sobres os vícios, causas que podem impedir o prazo decadencial da reclamação e o seguro que estende a garantia do produto para além da prevista em fábrica.
O objetivo geral do curso é contextualizar, mediante as leis do CDC, as definições de vício do produto e do serviço, os direitos dos consumidores, através de casos práticos.
PÚBLICO-ALVO
Empresas, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e Sociedade.
CARGA HORÁRIA
20 horas
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1 – Vício do Produto e do Serviço
Módulo 2 – Prazos para Reclamar
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Objetivo: O objetivo do Geral do Curso Elaboração de Projetos é capacitar os alunos na elaboração de um projeto para envio ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) ou à Senacon.
Contextualização: Você tem vontade de elaborar um projeto e não sabe como? Neste curso você aprenderá a elaborar um projeto para envio ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos ou a Secretaria Nacional do Consumidor. Para isso, você conhecerá quais são as principais modalidades de transferências voluntárias e como elaborar cuidadosamente cada etapa da construção de um projeto, desde o planejamento até a formalização.
PÚBLICO-ALVO
Órgãos e pessoas jurídicas de direito público federais, estaduais, municipais que pretendam elaborar projetos.
Organizações da sociedade civil que pretendam elaborar projetos.
Interessados em adquirir conhecimento na área.
CARGA HORÁRIA
60 horas
ESTRUTURA DO CURSO
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 05 setembro de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Este curso foi elaborado com o intuito de capacitar órgãos gestores para a utilização da plataforma Consumidor.gov.br.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
A capacitação é voltada para as Gestores:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Conheça o Consumidor.gov.br
Módulo 2: Acesse o Consumidor.gov.br
Módulo 3: Realize o Tratamento de Reclamações
Módulo 4: Entenda a funcionalidade “Analisar Recusa do Fornecedor
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Este curso foi elaborado com o intuito de capacitar empresas para a utilização da plataforma Consumidor.gov.br.
CARGA HORÁRIA
20 horas
PÚBLICO-ALVO
A capacitação é voltada para as Empresas
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Conheça o Consumidor.gov.br
Módulo 2: Acesse o Consumidor.gov.br
Módulo 3: Realize o Tratamento de Reclamações
Módulo 4: Entenda a funcionalidade “Recusar Reclamação”
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
FIQUE ATENTO
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
DIPONIBILIDADE
De 10 de maio a 07 de junho.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
De 05 de Abril a 03 de Maio de 2021.
APRESENTAÇÃO GERAL
Este curso foi elaborado com o intuito de capacitar empresas e órgãos de gestão e de monitoramento para a utilização da plataforma Consumidor.gov.br.
CARGA HORÁRIA
15 horas
PÚBLICO-ALVO
A capacitação é voltada para os Órgãos de Monitoramento:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Conheça o Consumidor.gov.br
Módulo 2: Acesse o Consumidor.gov.br
Módulo 3: Realize o Monitoramento de Reclamações
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 08 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso de Vigilância Sanitária e Defesa do Consumidor foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o objetivo de estimular ações conjuntas dos órgãos de vigilância sanitária e de defesa do consumidor e harmonizar entendimentos.
CARGA HORÁRIA
60 horas
PÚBLICO-ALVO
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Estado e Sociedade
Módulo 2: A Proteção e a Defesa da Saúde dos Consumidores
Módulo 3: Risco e Saúde
Módulo 4: Produtos e Serviços
Módulo 5: Integrando as Ações de Defesa do Consumidor e de Vigilância Sanitária
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 05 setembro de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Neste curso você compreenderá o setor de planos de saúde, suas características, especificidades e legislação aplicável; a aplicabilidade da legislação protetiva do consumidor no setor de planos de saúde; identificará os tipos de operadoras e de contratos de planos de saúde, com suas respectivas características; e reconhecerá a importância do estudo do tema para qualificação do atendimento às demandas de consumidores de planos de saúde.
CARGA HORÁRIA
50 horas
PÚBLICO-ALVO
Funcionários técnicos do Procon e usuários dos planos de saúde.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Contextualização do Setor de Planos de Saúde
Módulo 2: Regulação da Saúde Suplementar no Brasil
Módulo 3: Direitos dos consumidores de Planos de Saúde e Principais desafios
Módulo 4: Atendimento ao consumidor na Saúde Suplementar
Módulo 5: Solução Extrajudicial de conflitos em Saúde Suplementar
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 29 de agosto de 2022. |
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso Consumo Seguro e Saúde foi desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com o objetivo de divulgar a temática da saúde e da segurança do consumidor e estimular a integração de órgãos que lidam com o assunto para o desenvolvimento de ações conjuntas.
CARGA HORÁRIA
40 horas
PÚBLICO-ALVO
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: A Proteção à Saúde e Segurança do Consumidor
Módulo 2: O Recall como prevenção de acidentes de consumo.
Módulo 3: A atuação conjunta e articulação interinstitucional
Módulo 4: Acidentes de Consumo
CERTIFICAÇÃO
O certificado, em versão digital, será emitido e encaminhado para o cursista que obtiver aprovação no curso.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
Início | Fim | Disponibilidade do curso |
---|---|---|
06/06/2022 | 04/07/2022 | De 12 de julho a 22 agosto de 2022. |